Mostrando postagens com marcador SONETO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SONETO. Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de janeiro de 2014

É VERO CAMARADA
















Enquanto o grosso do Pré -SAL não aparece aqui
Afim de cuidar segundo o PT da tal de EDUCAÇÃO
As FACULDADES vão falindo falaram por ai
Sem qualquer prenuncio oficial de alguma solução!


Vamos ter legiões de desempregados doutores perambulando ali

Todos petistas HONORIS CAUSA afirmo com razão
Nessa bagunça cívica sem precedentes com todo tititi
No país que não cresce em nada estando a rés do chão!

O negócio maior é buscar voto pra  ganhar apenas eleição

Promessas vazias que a legião aceita para de novo ser bem enganada
Cerceando adversários como no caso de Marina sua velha companheira!

A SAÚDE doente vai moribundando no leito sem outro recurso

E a gente gastando filé mignon pra da vida a amigo urso
Na renovação sistemática de sempre reclamar da besteira!

sábado, 18 de agosto de 2012

Retalhos dos caminhos tropeiro

Wagner Silveira SantosKika Ladisleia SantosJesiel Gonçalves da Cia Coletivo 1 por 1,
agradecem aos aplausos após a apresentação cênica do soneto "Colheitas",
uma homenagem do poeta Hélio Schiavo aos tropeiros conquistenses.
Como se a Terra acabasse ali na linha do infinito
Vai com a tropa beirando o perigo dos despenhadeiros 
Somente a solidão pode escutar a força do seu grito
Na constante marcha do vai e vem da vida do tropeiro!

Bruaca cheia curtindo saudade dorida do filho tão bonito
Lembra da mulher que sabe sofrer a ausência do bom companheiro
No humano coração que sempre foi fiel, sincero e verdadeiro
Às vezes isso o leva a repassar no mutismo deveras esquisito!

O esforço, a canseira e o tempo marca seu rosto na dura caminhada
Pelos cantões do país rasgando os sertões vazios sem  estradas
Ia Mané Rico, Canuto, Zé Mosquito, Toin Tropeiro e tantos mais!

Era a integração do Brasil-criança em busca do futuro
Esses heróis da pátria sabiam construir pontes desprezando muro
No limite da liberdade com fraternal abraço da Bahia com Minas Gerais!

Hélio Schiavo


Vitória da Conquista, 17 de agosto de 2012

Homenagem do poeta aos tropeiros conquistenses em poema escrito durante a 3ª Roda de Conversa Sobre Tropeirismo realizado pela ONG Carreiro de Tropa- CATROP

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Erundinamentemente?

créditos: Humor Político
O mal político age com o povo como o cínico Tartufi
Não se consegue conceber a amigação vergonhosa do momento
O país estarrecido não aceita o lullarubu com o tal Maluf
Ambos no poleiro sujo com a cara empanturrada de excrementos!


Quantas manobras encachoeiradas machucam o civismo da gente
Incluindo nisso a proteção descabida no maldito valérioduto
Do então governante fingindo decantar honestidade transparente
Enquanto o mundo hoje vê cair potências no velho e carcomido viaduto!


créditos: Blog do Anderson Morais
Lulla se preocupa só com o poder de retornar ao podium
Sempre ignorando tudo esquece de propósito o rival com (ódio)
Jogando a estrela do PTbestiolado eleitor para o alto!


Erundina merece o nosso respeito com o mais profundo reconhecimento
O poeta consagra a revolta dessa super mulher anulando o credenciamento
De entregar de graça ao lullismo a glória de subir de novo a rampa do Planalto!




Hélio Schiavo, Vitória da Conquista, inverno de 2012.



Do livro em preparo: "Lullaborizando"





segunda-feira, 30 de julho de 2012

Uma cachoeira de injustiças

Carlinhos cachoeira sob o peso da LEI  está bem protegido
Ao seu lado o ex-ministro da injustiça em plena atividade
Daí se pode concluir que de resto este país está perdido
Com o mal vencendo o BEM na evolução diária da calamidade!

O cabra de peia nada pode falar quando no Congresso é inquirido
Calculista como é empurra com a barriga a infeliz sociedade
Taí de novo o drama do valérioduto impune sendo repetido
Vendo o crime  desorganizando transpondo o dique inseguro da verdade!

Ora, sabemos que se a LEI maior é o interesse sagrado do povo
Não é concebível que isso venha ocorrer aqui sempre de novo
Alegando cinicamente que isso é permitido sim na CONSTITUIÇÃO!

O país preocupado com crise forte vinda lá do exterior
Não pode prosseguir alimentando peculatários ladrões com um favor
Deixando calado na moita o que precisa saber o nobre CIDADÃO!

Hélio Schiavo, 

Inverno de 2012, Vitória da Conquista, 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A coisa hoje anda na marca fatal do penálti pra Ricardo Texeira
Defenestrou S. Excia. Romário e isso decerto muito nos amola
No comando eterno da CBF será mesmo que existe roubalheira?
Ou isso é invenção de alguém que pelo jeito não bate bem da bola?

Já era de tempo de efetuar mudança pra democracia ser mais verdadeira
Parece aquele tempo ditatorial marcado pela dureza da degola
O homem não cede um palmo nem arredar o rabo da cadeira
O poderoso chefão do futebol.
Publicado no jornal Estado de Minas,
abril 2010,
coluna esportiva de Jaeci Carvalho.
Enquanto perdemos no campo passando raiva que a ninguém consola!

Então resta perguntar sinceramente e o Congresso não pode fazer nada?
Criar uma lei capaz objetiva para dar um basta na cambada
Que come bem a gorda forra a custa da bobeira e leseira do país?

Junte aí Romário com Tiririca e Bebeto e toca por nos trilhos esse bonde
Vem a Copa e perder aqui dentro novamente a gente vai pra onde?
Não bastasse aguentar a safadeza no DNIT dirceuzado com mentirada infeliz

Vitória da Conquista, 07 de julho de 2011.

Do livro em preparo
Não Deixe esse país sofrer da bola





sexta-feira, 22 de julho de 2011

Recado dedicado a José Ribamar Ferreira de Araújo Costa pelo Dia do Amigo

Chorei muito com a notícia de que Sarney pensa se aposentar
Imagine o país sem essa peça essencial em sua engrenagem
Antes disso creio que as contas do Agaciel devem fechar
E teremos pelo resolvido graves problemas de pura rapinagem!


O auxílio-moradia ele deve prometer solenemente estornar
Talvez o caixa do INSS não aguentará pagar tanto nessa dosagem
Até pelo fundo rural do "Sítio São José de Piricumam" ele decerto vai reivindicar
Complementando com a aFundação do resto sem qualquer miragem!


Roseana também não quer se candidatar a nada aqui nesse terreiro
Abrirá vaga a Zezinho quem sabe seguindo o rumo do velho timoneiro
E assim haverá plebiscito pra ver se dessa ideia genial o povo gosta!


O tempo do Cruzado me deu prejuízo que hoje até o meu neto chora
Vai em paz Sarney abrevie a data e eu levo sua mala pesada sem demora
Para  aquele endereço em São Luis que outro não é senão: -Beco da Bosta!


Vitória da Conquista, 20 de julho de 2011 - Dia do Amigo



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Itamar Augusto Caltiero Franco

Acompanhei de perto a marcha exemplar desse homem honesto
Nenhuma mancha no seu currículo levado pela nefasta politicagem
Teve do país o reconhecimento absoluto no luto manifesto
Para honra de Minas sempre alerta desnecrozando tanta molecagem!

Saindo de Prefeito para Senador ajudei na campanha e muito mais atesto
A bandeira de Itamar trazia o símbolo da honradez e coragem
Na Praça Getúlio Vargas sob forte chuva de temporal deveras indigesto
Seguramos o comício encerrando a campanha em Ponte Nova com larga vantagem!

Quem dera que todo político fosse como ele dileto exemplo de tantas gerações
O Brasil seria outro no contexto de progresso e civilidade  das nações
Por isso o poeta registra aos pósteros o sentido moral da justa homenagem!

Junto de nossos heróis redivivos guardaremos nos recônditos sagrados da memória
Por que o nome de Itamar Augusto Caltiero Franco merece toda reverência da História
Quando se faz necessário políticos imitarem em tudo a postura real dessa linhagem!

Vitória da Conquista, 03 de julho de 2011

Hélio Schiavo

Do livro em preparo: " Poesia, Memória e Saudade"

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recado ao Pastor Carlinhos com vistas aos anais da Câmara de João Monlevade

Quando se há de tolerar demônios escabrosos
Crédito: Blog do Leunam
Perseguindo a crença alheia apenas por capricho?
Lembramos do nefasto bem expulso de Raposos
Querendo colocar aqui o crucifixo sagrado como lixo!


Acabam-se achando então direitos e talentosos
Quando se vê a ignorância expelida com esguicho
Longe de preocupar com lisura em atos proveitosos
Vai pastando o besteirol como se fosse bicho!


Há! Presidente não ouvindo seus pares com respeito
Volte com aquele simbolismo agora  a seu lugar direito
Respeitando a vontade do povo humilhado por CRISTO!


A Câmara não é a sua casa diante da VERDADE irreversível
Não tem por aí quem aceite passivamente a covardia incrível
Desse patife abusando do direito de abusar enfim por tudo isso!


João Monlevade- MG, março de 2011









quinta-feira, 19 de maio de 2011

Direto da Lavanderia da Casa Civil: mais roupa suja

Crédito de imagem:
Blog Casa da Mãe  Joana
De novo o companheiro Pallocci não está limpo igual pau de galinheiro 
Volta a tona igual na era Francenildo a envergonhar a paróquia
Como então Dilmá apadrinha nessa crise o velho guerrilheiro 
Que seria até nomeado nosso embaixador pras bandas da Etiópia

No tempo Lulista ele diria que a oposição desleal cria esse vespeiro
Que nada sabia contra ele tão inocente sujeito a esta basófia
Enricou sim por que tudo veio do bisavô italiano que era garimpeiro
E então cutuca o burro porque a tropa segue que a história não mente e deixa cópia

Patrimônio extenso foge do controle da Receita Federal
Como o de Jorgina de Freitas pura e livre sem qualquer pecado venial
No país do absurdo pronta para viajar então até a Costa Rica!
Crédito: Blo do Natanael Luís

Calma Palloci sabendo que tudo se apura no país do jeitinho
Seu cargo está garantido contra qualquer quiabento que aparecer em seu caminho
Dessa saga PeTista que o resto da galera sufoca e mortifica

Vitória da Conquista, 13 de maio de 2011

Esclarecendo um sertaNOJO golpe...

Dupla de cantores sertanejos, pasmem assalta joalheria
Talvez romanticamente como decerto você não imagina
Eram irmãos afinados e com jóias de ouro e prata quem diria
Pensavam construir, acredito como tantos um belo disco de platina!

"O sonho acabou" no bojo da ação sem arma e valentia
Dudu de Valença e Rodrigo foram fotografados lá na esquina
De maneira imprudente em Presidente Prudente ignoraram que a casa caía
Então o xerife conferiu botando em cana a dupla de traquina

Não ia ter qualquer show em Ibitinga mas eles trabalhavam 
Carinhas bonitas, chiques e cheirosos fraternalmente roubavam
Até que o peso da LEI agiu o que no país é coisa muito rara!

Agora estão bem trancafiados garanto e provo por inteiro
Literalmente confirmo desonraram a família dos Barreiros
Para cantar muito na gaiola do presídio em Araraquara

Vitória da Conquista, 10 de maio de 2011

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um ano da morte de Isabella de Oliveira Nardoni



Ainda nos dói profundamente a lembrança daquela noite de horror 

O peso de tanta revoltante covardia sabemos que é duro carregar 
Você Isabella, representa para nós humanos uma bandeira de amor 
Hasteada contra o ódio daquela animalesca dupla infeliz que vai pagar! 

O corporativismo do grupo talvez encobre apólice de alto valor? 
Morte violenta quem sabe atrai a dúvida que sei, pode ficar... 
Lombroso explica o desvio tão visível na descarada cara do infrator 
Blindado pelo pai de onde ninguém se quer vê uma lágrima rolar! 

A avó pediu pena de morte para o matador de Isabella quem diria 
Que depois, ah, nenhum gesto dessa natureza de certo não repetiria 
Daí o poeta alerta aos jurados para mesmo em nome de Deus não perdoar 

Poucos Isabella, irão proteger esse nojento magote da carniça 
Porém seu voo para a morte há de colher o fruto benfazejo da justiça 
Enquadrando todos que sob o jugo da verdade, hão de chorar!

Hélio Schiavo
Rio de janeiro, 31 de março de 2009.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Padre Antônio, O santo de Urucânia- MG



A horda humana chegava célere de todo canto do mundo
Aquele povo espremido regorgitava de fé à espera da graça
Padre Antônio e o sacristão fiel entoam cântico mavioso e fecundo
E a augusta presença da santa culminava o êxtase reflorindo a praça!

Naquele instante um santo exorcizava atos do demônio imundo
O agente do mal não tinha mais força alguma pra fazer desgraça
Acolitado pelo Sêo Dico, Padre Antônio reavivando a fé no símbolo profundo
Que marca a superioridade de nossa gente como povo sublimando a raça!

O tempo se foi e o poeta registra aos pósteros tudo como de fato aconteceu
A vida trocou de cenário e hoje a grande esperança ainda repassa
Porque Nossa Senhora dos Humildes quer o nosso mundo cada vez melhor...

Essa é por certo a Mensagem pura que um dia Ela nos deu
Como agora Senhor na aparição estampada em simples vidraça
Onde o bem há de vencer porque só de Deus nos vem a força maior!


Hélio Schiavo

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2005


domingo, 15 de junho de 2008

HOMENAGEM EM VERDE E ROSA


Olha aí o coração do magueirense desolado
calou de vez mais esse grande herói da agremiação
É mais um que viajou enfim fora do combinado
lá para o manso andar de cima sem poluição!

No desfile maior com ninguém jamais foi comparado
encantava a todos exibindo com garra a potência do seu vozeirão
Também a dor de cotovelo e seu jeito turrão ficou bem registrado
nos anais da MPB percorreu de canto a canto essa nação!

José Clementino Bispo, fiel patrono da Estação Primeira
foi ao encontro de Carlos Cachaça, Cartola e Zica nesse fim de carreira
Merecendo reverência de reconhecimento pelo seu valor!

Na seresta ou no brilho da Sapuchaí em carnaval
o tom do samba-enredo não cairá afinal
e ainda sim faltará coragem de chamar Jamelão de: - "Puchador!"

Hélio Schiavo

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2008