Mostrando postagens com marcador CRÔNICA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CRÔNICA. Mostrar todas as postagens
domingo, 26 de outubro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Espelho do Velho Chico não retrata a vida não!
Já beirando os 80, pois, nasci em 09 de outubro de 1935, nas entrelinhas dessa crônica simples, deixo o registrado que assisti hoje na TV uma notícia que me causou profundo desgosto, mas, que infelizmente, já me anunciava o desfecho há mais de cinquenta anos. A nascente do Rio São Francisco completamente seca! Que triste informação, que dolorosa constatação!
Nas minhas andanças por este Brasil imenso, incontáveis vezes, deparei-me com o trânsito indevido e incessante de caminhões carvoeiros abastecendo os fornos das indústrias. Já causava-me indignação tal ocorrência de desrespeito e descaso com a natureza. Preocupava-me sobretudo, que nesse país do descaso, as matas não seriam replantadas. De fato, gerações e gerações de brasileiros nasceram e cresceram sem terem visto repostas as árvores arrancadas para alimentar caldeiras de um capitalismo selvagem destruindo tudo à sua frente tendo no discurso do progresso a implantação de uma cultura consumista e irresponsável.
O Rio São Francisco
Encheu de verdade
Inundou nossas vilas, arraiais e cidades
Gaiola não desceu
Gaiola não subiu
Foi verdade 'Sêo' moço
Esses 'zóios' viu (2x)
Olha o velho Chicão
É costela só
Machado e judiação
Fizeram caminhos de pó
Não deixe fazer machado
Jogue fora esse facão
Pra não ver caboclo triste
Nas barrancas do Chicão
Pra não ver caboclo triste
Nas barrancas do Chicão
Jogue fora esse machado
Não deixe fazer facão
Os matos de cabeceira
Cortaram sem compaixão
Matando peixe no rio
Acabando a criação
Cuidem da ecologia
Enquanto é tempo
Meu irmão
É o Espinhaço dobrado
Na força da destruição
Por isso de peito aberto
Eu grito contra o deserto
Que envergonha essa nação
Ê,ê, ê, ê meu irmão
Espelho do velho Chico
Não retrata e vida não (repete o verso)
Helio Schiavo
Helio Schiavo
Ponte Nova, há mais de cinquenta anos
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Reflexões de um velho garimpeiro
Estamos a poucos dias da eleição presidencial no país e isso
me traz um estado de reflexão de como será a coisa. Pelo andar da carruagem
longe de querer ser pessimista ou futurista enxergo uma situação muito grave
para o país. Provavelmente a bancada evangélica poderá vir a ser a mais potente
do Congresso. As chamadas reformas sociais: Política financeira e outras não
vão trazer dias tranquilos. O Código Penal está ultrapassado e as lideranças
congressistas não se preocupam com isso nem se quer em punir o menor infrator que
mata por aí afora desmesuradamente.
A
reforma agrária foi prometida no discurso de posse desse pulha chamado Lula,
hoje envolto no escândalo da Petrobrás. Ninguém fez e nem fará a não ser tapear
o povo atrás de voto. Sendo o país essencialmente agrícola, a reforma agrária,
o Código Penal, as reformas tributária, eleitoral, social e por ai afora já deveriam estar
concretizadas.
Insisto em dizer, que entendo o povo sendo sempre enganado e puxado pelo beiço igual jumento. Aliás, esses animais, “uma raça em franco processo de extinção mais útil ao povo que os políticos”.
Não duvido que um embate
feroz está chegando por aí fedendo a carniça. Os países que nos rodeiam estão em
melhor situação que esse continente de incertezas, onde pisamos carregando o
lema: Desordem e Retrocesso.
Custa-me crer que a Petrobrás, cujo legado foi a
morte de Getúlio Vargas, tenha sido saqueada por essa gente que tem o descaramento
de prometer e não cumprir, usando o microfone para ludibriar as massas. Aqui em
Vitória da Conquista, o prefeito do PT "privatizou" o hospital Esaú Matos, já
decretando a ineficiência do hospital da Santa Casa, com uma dívida de oito milhões, que segundo rumores, anunciam que poderá vir a encerrar as atividades do pronto-socorro.
Nessa hora o povo não é visto e nem consultado nas manobras reais da maracutaias.
No meu entender, aquilo que é feito para o povo é sagrado, não cabendo uma ação individual! Uma
ação desse porte tem que ser cobrada na urna, senão viveremos amarrados na
pecha de que: manda quem pode e obedece quem tem juízo. Porque o povo é um
elefante deitado que não sabe da força que tem.
Vou repensar toda situação política
que nos envolve, para não fazer papel de bobo. Acredito que você deve estar
pensando o mesmo que pensei, em medir nos meus alfarrábios de eleitor cansado
de dar emprego e contracheque a quem não merece no peso de quase oitenta anos. Pense
nisso na hora em estiver na urna, porque ao emitir seu voto, estará comprando ingresso para o circo, onde é o
palhaço é quem vai rir de você. Depois não fale que não avisei.
Vitória da Conquista, 10 de setembro de 2014
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
LULALÁ E A FORÇA ... DO ENGANO!!!
Nos meandros da política acontecem fatos que temos de analisar com frieza e perspicácia. Por exemplo Lula e o seu PT, partido fundado na década de 80, tinham como base atacar os"entreguistas" e isso berrado aos quatro ventos com aquela voz cavernosa fluindo do ABC paulista. Com o passar do tempo, o "companheiro" cresceu a partir das greves que realizava em portas de fábricas atuando no concerto das massas como um "sentinela cívico" do regime vigente. Um verdadeiro salvador da pátria!
Finalmente, conseguindo seu intento, ao se tornar Presidente do Brasil, Lulalá esqueceu de tomar "memoriol" depois que subiu a rampa de Vampeta! E nesse apagão, suas teorias foram esquecidas e muita gente foi expulsa ou por senso ético se afastou do PT. Gente do quilate de Marina Silva agora substituindo Eduardo Campos - PSB na corrida presidencial, e também a ex-senadora paraibana Heloísa Helena, hoje correndo na raia do P-SOL para voltar a ser senadora. E assim com tantos outros que tiveram o desprazer de serem desprezados pelo líder salvacionista, Frei Beto que o diga!
Realmente na cadeira do trono não cabe tanta gente e quem iria
substituir Lulalá? Afinal, o PT à essas alturas, não tinha bons quadros. Eram tempos de mensalão e muitos escândalos, foi aí que apareceu a desconhecida Dilmazia, fiel e obediente como um cão adestrado conjuminando com os interesses pessoais e partidários do grande líder.
Na crista do escândalo, preferiu o velho torneiro numa exposição midiática lavar as mãos feito Pilatos: ele nada sabia, nada viu e tudo ignorava. Um patético jogo cênico e cínico pra tentar se
encobrir diante do grupo que desfalcava o erário nos escoadouros do valerioduto. Sob a batuta de Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio, de João Paulo, et caterva, enfim dos honrados mensaleiros, Lulalá encetava esforços para assegurar o Poder a qualquer custo desde que os fins justificassem os meios, tudo podia!
Na manutenção desse status quo, sempre ancorados no discurso de vítimas do regime militar ou do sistema, Lula, os bravos e valentes petistas agora detém a faca e o queijo na mão para desfrutar as delícias do mandonismo, na base do manda quem pode, obedece quem tem juízo! Com a reeleição de Dilmazia pretendem que tudo fique como dantes nessa terra de Abrantes.
Convém, lembrar que em tempos de poderes petistas, quem ouvia o Lula contra o "entreguismo" de FHC e cia. comandando massas estudantis, e sindicais, envelheceu, morreu de desgosto ou de vergonha. Chegaram o domínio supremo com a desculpa de implantarem valores democráticos ancorados em ideias socialistas. Todavia, na verdade, o que fizeram ao chegar no poder, foi acobertar e aumentar os espaços dos interesses americanistas através do capitalismo dominante.
Hoje, são novas técnicas de domínios da massa. Não mais portões de fábricas, mas púlpitos onde pastores inescrupulosos negociam com a fé cega de seus fiéis. Longe estão os tempos em que se pregava que na Rússia o comunismo comia criancinhas sem tempero! Amorfa e moldável, a massa é burra e tem o privilégio de ser puxada pelo beiço igual jumento ou conduzida mansamente como um rebanho de ovelhas.
Lá em Minas Gerais o saudoso contador e distribuidor do fórum de Ponte Nova, Mário Nascimento dizia que: -"Quem parte e reparte e não fica com a maior parte ou é bobo ou não entende da arte!" Seguindo à risca essa diretriz do venha-nos, o PT como entreguista privatizou LIBRA mas ficou com a maior parte. Já que falamos em entreguismo, o que não entendo mesmo é o garimpo de Serra Pelada nas mãos de canadenses, gratuitamente ou aconteceu algum PF (por fora) nessa jogada suja do crime de lesa pátria onde o garimpeiro é dono mas não governa? Percebemos aqui o mesmo modus operandis que as milícias utilizam no RJ pondo e dispondo do patrimônio alheio a seu gosto e revelia. O dono paga impostos e taxas mas não detém a posse pacífica garantida nem pela justiça. Ou seja, é dono e não é dono! Pois imperam a extorsão, a injustiça e a violência.
Assim como lá! Aqui como lá, volto a dizer, acontecem fatos que temos de analisar com frieza e perspicácia. Principalmente em tempos de pré-eleitorais como o que estamos vivendo outra vez. Passou da hora do eleitor brasileiro parar de usar a urna como roleta russa. Pense no valor de seu voto afim de não continuar sendo puxado pelo beiço nem compondo rebanho manso.
Assim como lá! Aqui como lá, volto a dizer, acontecem fatos que temos de analisar com frieza e perspicácia. Principalmente em tempos de pré-eleitorais como o que estamos vivendo outra vez. Passou da hora do eleitor brasileiro parar de usar a urna como roleta russa. Pense no valor de seu voto afim de não continuar sendo puxado pelo beiço nem compondo rebanho manso.
Vitória da Conquista- BA
Hélio Schiavo
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Mas, ele coitado não sabia de ... nada! Tenham paciência, gente!!
Quando Lula, sim o Lula mesmo, disse que pagou a Dívida Externa do país ninguém perguntou a ele de onde veio o dinheiro. Afinal, ele subiu ao trono levado pelo PT cujo aliado maior é o PMDB; cuja cúpula partidária é formada pela gangue de Jader, Renan,Temer, Sarney e cia. que de forma brilhante manipulam o Poder como lhes convém. Tanto assim que o governo tendo maioria absoluta no Congresso as Reformas sonhadas e proclamadas não saíram.
Para colocar quatro fios de cabelo na cabeça desmiolada, Renan usou avião da FAB de grande porte e
depois deu uma mixaria pra justificar o prejuízo do erário. Isso prova o montante do desperdício impedindo cuidar de saneamento básico, desfavelização dessa gente que mora em área de risco por ai afora, etc.
São os donos da Pátria na alternância de poder a ponto de Zé Dirceu ter afirmado com todas as letras: "- no meu governo mandei fazer um presídio em Brasília com celas de seis metros quadrados para agasalhar companheiros que pisam na bola!" Alguém se lembra?
Hoje em plena campanha para se reeleger a Dilma terá que explicar a negociata direta do Governo Federal com a Colossus já pedindo "pinico" na falência e adentrou Serra Pelada para através de um túnel chegar num filão de um milhão e setecentas mil toneladas de ouro que o Congresso destinou apenas a Reserva Garimpeira isso em 1984 ocasião que o país reiniciava vida democrática após eleições diretas.
Lá estava o Lula iniciando como Deputado Federal seu contato com os 300 picaretas a quem depois iria aquinhoar através da bondade e mineirice de Marco Valério cujo prêmio é hoje morrer na cadeia pela prisão perpétua de quarenta anos no "corredor da morte"??
Mas, ele não sabia de nada, né? Ninguém sabia! Como o Planalto iria se pronunciar, se o "chefe" não sabe não viu nem ouviu dizer?" Mas o contrato com a Colossus terá que vir à tona porque a gente "somos" bestas mas nem tanto camarada, para aceitar abrir mão daquilo que o Congresso nos garantiu, inclusive negado pelo próprio Presidente Figueiredo.
Ali a Revolução de 64 se perdeu por si mesma após décadas de bizarria com os generais se comendo nas acusações mútuas dentro de guerra de estrelas gemadas visando subir também "a rampa de Vampeta".
E quanto a canalhada, vamos mantendo a vigilância! E tenho dito!
Quer saber mais sobre a atual situação de Serra Pelada? Clique aqui!
domingo, 26 de janeiro de 2014
A trapalhada dos TRAPALHÕES em Serra Pelada
No embalo da divulgação do recente filme e seriado global sobre o garimpo de Serra Pelada, veio-me à memória um ocorrido durante a década de 80 no auge de serviço para tocar o garimpo, as forças ocultas arranjavam meios de paralisar nosso trabalho, tendo foco no período seco, visto que existe um tempo essencial para o garimpo funcionar , primordialmente, antes da temporada chuvosa. O inverno nortista, é claro!
Mais de cinco mil homens trabalhando , enebriados pela "febre do ouro", já sabiam entre si da abundância de ouro sob aquelas montanhas de terra. Era preciso parar o garimpo! Desculpas não faltaram ao "Pentágono" oficial disposto a evitar que a massa humana ali acantonada pudesse alcançar os filões. Era uma corrida contra o tempo sim, e eles não conseguiam disfarçar que tinham urgência. Então, ai veio a luminosa ideia, sabe-se se lá de quem, de levar a "troupe" do abestado Didi Mocó para filmar na área.
Num regime capitalista a massa é puxada pelo beiço igual jumento. De minha parte, nunca vi o tal humor nesse conjunto de protegidos da Globo, já naquela época bestificando o povo tanto quanto hoje, esse BBB, ensinando crianças de dez anos engravidar mais cedo.
O talento das mulheres que adentram a casa de vidro está na bunda e seios volumosos. Como ela, a "globurosa" detém poder, pode mostrar ali até a mulher do padre. É baixo o critério moral que o vidro mostra... mas que o me interessa dizer é que a trapalhada dos Trapalhões atingiu o objetivo e o garimpo parou por quinze dias afim de manter toda a atenção focada e em louvor aos visitantes.
O alvo foi
atingido!O alvo foi
A massa garimpeira, composta de analfabetos, portanto, homens incapazes de compreender os meandros dos bastidores complexos da política, fomentavam o apoio. Para a maioria garimpeira, o quarteto era muito engraçado.
Um covarde absurdo com prejuízo dos fornecedores e cada barranco composto de dez homens comendo e mantidos pelos proprietários, ficou parado enquanto a Vale e outros endinheirados riam de uma orelha a outra pela bestagem dos quatro idiotas que se implantaram lá. E quem sabe, talvez rezassem para a chuva chegar mais cedo.
Se o representante do personagem Didi Mocó tivesse censo crítico não diria nem pra mãe dele que é humorista. Como proprietário do barranco número 32 da igrejinha lavro meu protesto desejando que ele vá pras "prefundas" capciosas das trevas tal o montante do prejuízo que deu até ao país paralisando a cava no jogo de coordenação federal que nunca se preocupou com interesse do povo, agindo sempre nas entrelinhas do mandonismo e prepotência!
Só depois, passado a euforia da presença dos visitantes, as perdas se fizeram mais evidentes, a massa humana de "formigas" percebeu que teve realmente prejuízo.
A grande trapalhada foi que na Serra Pelada, a maioria era maranhense, homens que jamais viram a cara do canastrão Sarney, que evidentemente segurando as rédias do governo para seu próprio interesse, tinha na cortina de fumaça da "troupe" dentro do garimpo, as condições ideias para realização dos acordos de gabinete que poderiam acontecer
sem ao menos levantar suspeitas ou questionamentos.
A receita vem sendo repetida, afinal, o Brasil não tem conhecimento do que atualmente acontece em Serra Pelada, como o clima por lá anda tenso, nada melhor que um filme, um seriado descrevendo o garimpo com as tintas e letras encomendadas para manter sob controle a opinião pública. É mais do mesmo!
Quer uma fonte idônea para se informar sobre Serra Pelada?
Clique aqui! facebook
Assinar:
Postagens (Atom)




